As decisões do Poder Executivo de Caratinga, no Vale do Rio Doce, não são fiscalizadas apenas pelos dez vereadores eleitos pela população. Um grupo de 12 pessoas decidiu acompanhar de perto os rumos da política do município e, há quase dois anos, instalou uma Câmara de Vereadores Voluntários. As reuniões do grupo acontecem nas noites de sábado, numa sala de apenas 15 metros quadrados cedida por um dos integrantes do movimento.
(...)
A maioria dos vereadores voluntários é formada por pessoas com renda mensal inferior a três salários mínimos. Pintores, pedreiros e autônomos integram o projeto. No dia a dia, se encarregam de observar obras tocadas com recursos do Estado e da União, conversar com moradores e acompanhar as decisões do poder público.
(...)
“Agora sinto que estou exercendo meu papel de cidadão. Apesar de a prefeitura não ser obrigada a acatar as ideias que aprovamos, tem feito obras que sugerimos”, contou o comerciário. Ele pretende, ainda nesse mês, apresentar projeto que obriga o município a instalar detectores de metal na entrada das escolas.
FONTE: http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/noticias/politica/voluntarios-fiscalizam-prefeito-de-caratinga-1.211250