O comentário abaixo, publicado neste blog, refere-se ao convite que o Movimento RIO NOSSO está fazendo para a população participar da criação da Associação dos Amigos de Muriaé – AAMUR – Para ler o convite, CLIQUE AQUI.
***
Infelizmente, algumas pessoas depositam suas frustrações e ou problemas individuais nas causas populares e sociais, é o chamado “fanatismo coletivo”, onde briga-se por um time de futebol, religião e política, como se fosse algo pessoal, individual. Aí sim acontecem bate-bocas, mortes, vandalismos.
“É uma paixão intensa e forte, que inflama os corações das pessoas, capacitando-as a desprezar a morte”. KLEMPERER, Victor, no livro LTI – A Linguagem do III Reich (2009: 112).
Já é sabido, pelo menos por alguns, que não se consegue agradar a todos, e que as pessoas gostam mesmo é de ficar de fora criticando, sem assumirem compromissos práticos, ficando somente no mundo das idéias. Conheço pessoas seguidoras do Blog O Rio Nosso de Cada Dia e da Associação dos Amigos de Muriaé - AAMUR, que têm ou tiveram convites e ou oportunidades de estarem participando ativamente de Conselhos Fiscais da PMM, mas não fizeram, acredito eu, para continuarem de fora e provocarem mais discussões que não levam à nada. Isto, não é pensamento social e coletivo. Ao contrário, é sim o velho ti-ti-ti de puaia e goteira de antigamente, é a velha politicagem desta nossa Muriaé tupiniquim. Sinto muito colegas, mas mesmo em 2011, penso que a política de Muriaé ainda é carregada de revanchismos, ranços e mágoas pessoais, sempre intervindo e atrapalhando a verdadeira política, a democracia e o crescimento econômico e social da nossa gente.
***
Conforme se observa, trata-se de um comentário culto e inteligente; mas, infelizmente, é anônimo.
Gostaria que o (a) comentarista (“Uma pessoa que vê por detrás dos bastidores da política” -- é como se identifica) – que fez o comentário acima se referindo ao convite de criação da Associação dos Amigos de Muriaé (AAMUR) – fizesse, com a propriedade demonstrada, seus esclarecedores comentários a respeito da matéria – irregularidades no cadastro municipal divulgada nos blogs www.eliasmuratori.com.br e www.interligadonline.com –, pois problemas sociais e corrupção na administração pública existem de fato, independentemente de qualquer “fanatismo coletivo”, de qualquer partido político e de “poaias” e “goteiras”. E a única solução se encontra na participação popular e no controle social dos negócios públicos, conforme sabiamente previsto na Lei nº 10.257/01 (Estatuto Cidade).