3 de ago. de 2011

INCOERÊNCIA NO PLANEJAMENTO URBANO DE MURIAÉ

Dando uma olhada em nossa região, via satélite, pude observar uma coisa que fiquei impressionado. Na imagem acima, o círculo laranjado mostra o lixão da cidade e o amarelo a captação de água potável a menos de 500m de distância um do outro. Estou até com medo de tomar água agora!

      Se formos observar, realmente o lixão está numa área de escoamento superficial diferente da captação de água, mas será que está numa área de escoamento subterrânea diferente também? Após ver isso, fui no local representado na imagem de satélite e pude observar que o lixão está a pelo menos 100m de altitude  acima da captação, o que favorece muito que as águas vindas do lixão infiltrem no solo e nas rochas, minando assim, possivelmente na represa.
      Como cidadão muriaeense exijo que seja feito um estudo desta hipótese que estou levantando aqui, e caso este já tenha sido realizado, que ele seja mostrado para a população de alguma maneira, bem como periodicamente atualizado, haja visto que ontem não poderia estar infiltrando, mas hoje pode estar, devido a lenta dinâmica das águas subterrâneas, principalmente no nível artesiano. 
 
FONTE: http://caminheiro-mg.blogspot.com/2011/08/incoerencia-no-planejamento-urbano-de.html?showComment=1312366533610#c3327350105397102735
 
COMENTÁRIO DE JOSÉ ANACLETO DE FARIA
PARABÉNS PELO TRABALHO.
Fiquei duplamente feliz: pelo trabalho e por constatar que está surgindo um novo estilo de blog (e de uma verdadeira imprensa) em nossa cidade.
Com a palavra a Câmara de Vereadores (responsavel pela fiscalização do município-art. 31 da Constituição Federal), o COMUPLAN (corresponsável pelo Plano Diretor de nossa cidade-Lei nº 3.377/06), o CODEMA (responsável pelo meio ambiente-art.191 da LOM), o DEMSUR (responsável pela captação de água e pelo lixo) e a população (que pode estar correndo o risco de estar sendo envenenada em doses homeopáticas-Lei nº 10.257/01).