6 de abr. de 2013

MURIAÉ (IN)SUSTENTÁVEL


O Demsur está brincando com o perigo e detonando o meio ambiente
Este açude, perto da captação de água do município, está contaminado, provavelmente por chorume. Como não há curso de água superficial, a contaminação está vindo, certamente, através do lençol freático. A Polícia do Meio Ambiente de Muriaé foi convidada há três dias para fazer um simples Boletim de Ocorrência (BO) e até o momento não compareceu ao local. O Ministério Público também já foi comunicado, inclusive sobre a inoperância da Polícia Militar. O caminhão que transportava o chorume para tratamento na Estação do Safira, de segunda a sexta-feira, há pelo menos 15 dias não vai ao local. Feito o contado com a empresa de Itaperuna (RJ), a resposta é que o 'contrato venceu'. Algum amigo da esfera federal pode nos ajudar? Será que vamos ter de recorrer ao Papa Francisco?
FONTE: Renato Sigiliano (FaceBook)


COMENTÁRIOS
Sandro J. S. Souza Perto de onde isso?
Renato Sigiliano Fazenda Cachoeira da Encoberta.
Ana Goulart PERIGOOOO!
Magda Leandro choquei!!!
Allan Arquette Renato Sigiliano, isso precisa ser averiguado, levarei a informação à Câmara Municipal... obrigado.
Ana Goulart Agora é obrigatório: todo município terá que ter um aterro sanitário, com escoamento adequado de chorume. Fora lixões!
Gustavo Duriez Sousa Esta administração com apenas 3 meses na Prefeitura, já demonstra o descaso total com a saúde da população.
Lena Gouvea (Postado por Anacleto) O CODEMA - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente foi notificado formalmente? Quem fez e quando foi feita a representação ao Ministério Público?
Renato Sigiliano Prezado Lena Gouvea (Anacleto) - O Codema existe em Muriaé? Se existe, cumpre as suas atribuições legais? Assim, relego ao Codema a importância que ele não tem. O MP foi apenas comunicado do fato e da inoperância da PM MA, pois representação sobre contaminação na propriedade rural já está sendo apurada. Abraço.
Elias Muratori Conheço esta propriedade e sei que o proprietário sofre com problemas advindos do lixão há muito tempo e as autoridades o sabem melhor ainda. Há mais de mês o amigo Renato Sigiliano e o dono do sítio estiveram na Câmara (eu presenciei) realtando os problemas caro Allan Arquette, o que é preciso é cessar de produzir papáeis (boletins, que o dono diz ter dezenas) e começar a agir pra solucionar tais absurdos.
Renato Sigiliano O pior é que a gente fica numa situação complicada por cobrar o que deveria ser feito pra receber elogios. A história deste proprietário rural vai virar um livro, caro Elias Muratori. Negligência, omissão, desrepeito... mundo cão. Abraço.
Lena Gouvea (Postado por Anacleto)
Antes de tudo, devo ressalvar que sou Administrador e não Advogado (como alguns pensam). Vamos às minhas observações:
Primeiro, por que não cobrar providências da recém-criada Secretaria Municipal de Meio Ambiente, CODEMA, COMSUR e COMUPLAN e, se for o caso, efetuar uma representação contra tais órgãos junto ao MP, com base nas leis abaixo:
LEI Nº 8.429/92
Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:
II - retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício.
LEI Nº 3.824/09
Art. 144 São deveres do servidor público municipal:
I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo ou função;
III - observar as normas legais e regulamentares.
Segundo, se já existe uma representação e o MP já foi cientificado da gravidade do problema, temos duas opções:
a) aguardar a manifestação do MP;
b) ingressar na justiça com uma Ação Popular (como cidadãos) ou uma Ação Civil Pública (propostas por entidades: Instituto Rio Muriaé, AAMUR, CDL, OAB, CREA, APDM, ACIM, etc.)
Parafraseando o professor Liszt Vieira “se não priorizarmos nossas obrigações cívicas em relação a nossos direitos individuais, não deveremos nos surpreender se encontrarmos, algum dia, nossos próprios direitos individuais solapados". Neste caso, o “direito individual solapado” pode ser a própria vida ou a vida de um daqueles que lhe são caros!
Coloco-me à disposição:
José Anacleto de Faria
Rua Barão do Monte Alto, 144, sala 404
Tel.; (32) 8861-3361
E-mail: asenp.anacleto@oi.com.br e www.joseanacleto.com.br
Blog do ANACLETO
www.joseanacleto.com.br
Renato Sigiliano A omissão e negligência vem de muitos anos e se acentuando. Se diretores do Demsur fossem ministros, já teriam caído uns três... ainda mais se fossem do PT. O atual chama de solução para o problema a construção de um aterro sanitário em cima de uma área de nascente. Inclusive bombeando o chorume (consumo de energia) para o alto de um morro para tratamento por ectoplasma. As coisas são impostas... é uma ditadura disfarçada.
Brejaúba Muriaé Se uma das atribuições do Demsur de Muriaé é ‘cuidar’ do ‘lixo’ acho que estão jogando nosso meio ambiente no lixo. Ou seria jogando lixo no meio ambiente! Fica a dúvida!
Rafael Ricardo Do Carmo Ainda querem discutir se vai ter mais vereadores? Deita na Câmara e dorme com um barulho desse.
Lena Gouvea (Postado por Anacleto)
Saindo da lei para a filosofia (desculpe-me, amigo Renato).
Eu tenho um amigo que, nos bons tempos do RIONOSSO, dizia que “o Espírito Santo nos empurra”. Hoje, acordei pensando em desistir e não pregar mais no deserto muriaeense.Seis horas, abri o FB da Dona Lena e lá estava o amigo Renato com mais um capítulo de sua batalha. Não resisti e postei os comentários acima. Agora, eu me pergunto: “Tá tudo na minha mente ou existe alguma coisa me empurrando”. Existe o Espírito Santo (uma Inteligência Cósmica)? Ou sou um Arjuna num campo de batalha tentando me autorrrealizar? Ou se trata de pura vaidade de meu maldito ego? O fato é que, como cantou Raul Seixas:
Eu devia estar contente
Porque eu tenho um emprego
Sou um dito cidadão respeitável
E ganho quatro mil cruzeiros
(...)
Mas que sujeito chato sou eu
Que não acha nada engraçado
Macaco, praia, carro
Jornal, tobogã
Eu acho tudo isso um saco...
É você olhar no espelho
Se sentir
Um grandessíssimo idiota
Saber que é humano
Ridículo, limitado
Que só usa dez por cento
De sua cabeça animal...
E você ainda acredita
Que é um doutor
Padre ou policial
Que está contribuindo
Com sua parte
Para o nosso belo
Quadro social...
(Arjuna representa o papel de uma alma confusa sobre seu dever, e recebe iluminação diretamente do Senhor Krishna, que o instrui na ciência da auto-realização. Texto integral em: Wikipedia, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bagavadguit%C3%A1)
Zulnara Pires Renato Sigiliano, concordo com tudo, ou quase tudo o que foi dito aí, mas acho, que o momento é de reivindicar aos órgãos públicos e até mesmo comunicá-los. A meu ver, a nova gestão está cheia de boas intenções, até mesmo em corrigir os erros do mandato anterior. São apenas 3 meses de governo e creio que não tiveram tempo de ver tanta zona que fizeram na gestão passada, mesmo porque, o atual prefeio, antes vice, não tinha direito a dar sugestões ou opiniões. Se estiver errada, me corrijam. Sou oposição mas não pela opoisição em sí. Acho que devemos trabalhar juntos ao governo atual e cobrar respostas antes de cobrar resultados. Vamos tentar, todos juntos por uma Muriaé melhor? Penso que temos chances.
Ana Lucia Barreto Campos Bom, a coisa é urgente e o DEMSUR nada fez...vamos compartilhar e compartilhar e tentar acordar quem de direito.
Elias Muratori Cara Zulnara Pires nunca deixei de curtir tudo que escreve, mas chegou a primeira vez... O atual prefeito, na condição de Vice-prefeito na adm. passada era também EXECUTIVO, portanto, igualmente responsável pelas ações (boas ou ruins) da então adm. mesmo porque tinha ótimas relações com o ex-prefeito e participou de várias inaugurações, o que pressupõe-se ter participado de todas as programações da prefeitura. Assim, toda a população é sabedora que esta adm. é uma continuidade da anterior. Aliás, somente um certo Vereador afirma o contrário, com a desculpa de que por isso fez alianças com o atual executivo.
Renato Sigiliano Querida Zulnara Pires, concordo em parte. O proprietário rural luta há 20 anos contra os desmandos de todos os tipos e níveis. Meu post tem apenas o intuito de informar à sociedade, missão ética de qualquer jornalista. Ainda bem que inventaram o facebook e estou com quase quatro mil 'amigos'. Como ambientalista, não posso me calar diante de uma coisa tão esdrúxula é perigosa para a cidade. Em breve quero atuar como advogado, somente na área ambiental e nas causas que me emocionam, como esta aí. Se a nova administração fosse tão boa assim, tivesse tão bem intencionada, já tinha chamado o proprietário rural para, no mínimo, uma conversa, um acordo. Não é isto que aconteceu. Ao contrário, minha entrada e a do proprietário rural está proibida na área do lixão. Nem o cano de água que ele usa para tomar banho, a água potável ele precisa levar da cidade, está entupido e eles não permitem a entrada para consertar. Ou seja, querem fazer merda e também querem que ninguém fique sabendo. Desculpa, mas não acredito em nenhuma solução política para Muriaé ou Brasil e as evidências apontam que estou certo. Talvez você não saiba, mas a solução para este lixão está atrasada há pelo menos oito anos. Os homens públicos e aspones recebem altos salários para nos enrolar. Eu já estou acostumado com isto. Mas, pelo menos, não consigo me calar. Isto me faz andar de cabeça erguida e olhar para as 'autoridades' de cima pra baixo. Eles recebem o salário deles do meu imposto e devem explicações sobre seus atos. Seja qual partido for. Tenho ampla liberdade para falar, além dos deveres de ofício e existenciais. Não tenho filiação partidária, não tenho e não quero ocupar cargo público. Ou seja, estou nos meus direitos. Gostaria de ter motivos para ter esperança ou paciência. Não me leve a mal. Beijo pra você.
Jackson Fernandes Não sei o que dizer. Tenho dito tanto sobre os descasos com nossa cidade que já estou me parecendo "enjoado" para meus amigos. Acho que na história real o mal vence o bem, ou os políticos sempre vencem com seus desmandos... Lei de Responsabilidade Fiscal, Plano Diretor, CODEMA, COMUPLAN, SECRETARIAS, acho que tudo isso é só para dar emprego fácil aos parentes e amigos. Não vejo nenhum, NENHUM MESMO, órgão agindo com critério técnico, transparência e presteza. Não sei mesmo mais o que dizer, desculpe meus amigos... e tem gente achando que sou oposição, sou muriaeense como todos, apenas quero alertar para o perigo de Muriaé vir a se transformar numa merda insuportável...
Lena Gouvea (Postado por Anacleto)
"Os políticos e administradores públicos corruptos traem a confiança do Senhor, como os filhos degenerados abusam do patrimônio pertencente a todos os membros da família. Embora tais homens consigam tangenciar as leis do mundo físico, eles terão de indenizar completamente os prejuízos ocasionados por suas ambições e atividades inescrupulosas. Os políticos do mundo podem iludir e mistificar as criaturas que confiam em suas promessas e sofismas, mas não se livrarão das severas sanções espirituais por muitas existências posteriores."
RAMATIS. Obra psicografada por Hercílio Maes. A vida humana e o espírito imortal. 4ª ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1982, p. 192.
Zulnara Pires Renato Sigiliano, Elias Muratori, meus queridos amigos e companheiros de lutas. Foi só uma opinião. Talvez um momento de incorporação de Madre Teresa De Calcutá. Bjos
Jackson Fernandes Ainda creio que os homens de mal acham melhor assim, o preço a pagar depois é outra conversa. Veja aquele caso do TRT de São Paulo. O cara roubou a vida inteira, fez fortuna, fez uma família de dar inveja de tão poderosa financeiramente. Hoje ele cumpre pena, feliz por ter deixado um legado de fortuna para seus filhos, netos, bisnetos... o crime, no Brasil, compensa. Não vejo diferença em Muriaé. Estão sugando as verbas para promover o progresso com qualidade de vida, estão nos jogando o pior dos progressos e estão investindo no progresso pessoal com a verba do povo. Cada dia mais se vê na mídia uma obra mal feita, uma obra desviada, desvirtuada, fraudada e ninguém faz nada - vira conversa de botequim. Eu achava que a oposição ficava de olho nos movimento da situação - mentira, eles deixam rolar, porque me parecem querer o mesmo quando entrar. Enquanto isso o povo e a cidade se fodem... o povo, como dizia o sociólogo e historiador Paulo Delgado, é aquele que não sabe das coisas. Vive de pão e circo. Posso ficar quieto e seguir minha vida, posso até me misturar, mas está difícil ver minha cidade virar um lixo...
Lena Gouvea (Postado por Anacleto)
Não sei por que, mas penso que este “status quo” do Estado brasileiro em termos de ética e moral tem tudo a ver com nossa (in)felicidade, porque – sem falar de leis --, lá no fundo de nossa alma, o que estamos presenciando hoje conflita com tudo aquilo que a maioria dos pais ensinou (e tenta ensinar) para os filhos. Impotentes, não conseguimos nos associar para participar da gestão do Estado, porque, desde a infância, nos ensinaram a competir em vez de amar (uma educação hipócrita que estamos repassando a nossos filhos). Amizades não existem e, isolados, somos presas fáceis (eu que o diga!). Para aguentar o tranco, a maioria vive trabalhando loucamente e se anestesiando com bebidas, drogas e consumismo. Os jovens, nossos filhos, estão literalmente se suicidando – talvez por não estarem vendo uma luz no fim do túnel! “Nunca antes neste país” (sem trocadilho, por favor), se receitou tanto antidepressivo! E nunca se rezou tanto, como se Deus tivesse alguma coisa com os problemas que nós mesmos criamos! Um conflito ainda maior que deverá perseguir os pais mesmo depois da morte (para os que acreditam): certamente, este não é o mundo (ou resto de mundo!) que os pais responsáveis gostariam de deixar para seus filhos!

Postado por: JOSÉ ANACLETO DE FARIA (06.04.13 06:04)