29 de mai. de 2011

VOTORANTIM METAIS: PROGRAMA ECOS DA MATA

Comentário postado no blog www.silvanalves.com.br:
Seleciono os trechos abaixo da matéria acima divulgada no blog http://www.silvanalves.com.br (parabéns pelo novo layout!) e me pergunto:
  • Como se encontra este Plano de Desenvolvimento Sustentável (inclusive o Programa Ecos da Mata) da VM e as Leis e os Planos Diretores dos municípios envolvidos?
  • Como se encontram participando os Poderes Executivo e Legislativo das cidades envolvidas? E o Ministério Público?
  • Considerando que o projeto envolve vários municípios, como se encontram os senhores Deputados Estaduais na coordenação do processo de fiscalização – especialmente no que se refere ao meio ambiente? Segundo consta, a ALMG criou uma comissão para investigar o caso de assédio moral na SRE de Muriaé – por que não criar uma comissão para coordenar a fiscalização de um projeto de tão grande impacto?
  • Como se encontram participando as Secretarias Municipais – todas elas, mas especialmente as que cuidam do meio ambiente, do desenvolvimento e econômico, do turismo e da capacitação de gestores públicos?
  • Como se encontram participando os Conselhos Municipais – todos eles, mas especialmente os ligados às Secretariais Municipais acima mencionadas?
  • Como se encontram participando órgãos de classe e associações (OAB, CREA, ACIM, CDL, UACEBEM, etc.)? E as instituições religiosas? E a população?
Tenho a sensação de que – por interesses e razões diversas que se encontram na consciência da cada um – a resposta para todas as perguntas acima é um “deitados eternamente em berço esplêndido”. Parece que somente a VM está se preocupando em realizar os trabalhos com competência e responsabilidade. Será que está faltando aos municípios competência e responsabilidade? Vamos torcer e rezar (para os que acreditam!) que a relação custo/benefício entre a VM e a natureza seja, também no futuro, favorável a nossos filhos e netos – favorável de forma generalizada, para todos e não somente para alguns. Mas principalmente, favorável para as classes marginalizadas, conforme prevê a Constituição Federal e, especialmente, o Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/01).
JOSÉ ANACLETO DE FARIA
E-mail: asenp.anacleto@oi.com.br
Muriaé (MG)
==================================================
“Uma iniciativa da Votorantim Metais, através do Programa Ecos da Mata, prevê a realização de um Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável – incentivo de empreendimentos coletivos para cadeia de transportes, fomento ao turismo rural e ecológico comunitário e capacitação de gestores públicos em 2011.”
“O objetivo é promover a melhoria das condições de vida na região da Zona da Mata, criando bases para a valorização da sua identidade regional, envolvendo os municípios de Cataguases, Descoberto, Fervedouro, Itamarati de Minas, Miradouro, Miraí, Muriaé, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre.”
“Esse projeto tem como metas: mobilizar gestores públicos e sua equipe para atuação integrada na Zona da Mata Mineira; reconhecer fontes de financiamento público estaduais e federais; formar gestores públicos especializados na elaboração e execução de projetos, além de acompanhar projetos elaborados pelos gestores após a formação destes planos.”

FOTO: estantevirtual.com.br