12 de mar. de 2013

NÚMERO DE VEREADORES: PARTIDOS SOLICITAM ESTUDO


Câmara Municipal de Muriaé
"Projeto na Câmara Municipal de Muriaé propõe que número de vereadores volte a ser 17

“Foi protocolado nesta segunda-feira (11) na Câmara Municipal de Muriaé um projeto, proposto pelos presidentes dos partidos com Diretório, Comitê ou Comissão Provisória na cidade, pedindo a alteração na Lei Orgânica Municipal, para que se modifique o caput do artigo 57, permitindo que o município volte a ter dezessete vereadores.”
FONTE: www.guiamuriae.com.br



REGIMENTO INTERNO
DA CÂMARA MUNICIPAL DE MURIAÉ

Art. 161 – A iniciativa de projeto de lei cabe:
I – ao Prefeito;
II – ao Vereador;
III – às Comissões da Câmara Municipal.

Art. 172 – A Lei Orgânica só poderá ser emendada mediante proposta;
I – De no mínimo 1/3 (um terço) dos membros da Câmara;
II – Do Prefeito Municipal;
III – De, no mínimo, 5% (cinco por cento) do eleitorado do Município.
(...).
§ 2º - A proposta será discutida e votada em dois (2) turnos, após ampla divulgação e será considerada aprovada se obtiver, em ambos os turnos, 2/3 (dois terços) dos votos dos membros da Câmara.

Art. 175 – O referendo à Emenda será realizado, se for requerido, no prazo máximo de 90 (noventa) dias da promulgação, por dois terços (2/3) dos membros da Câmara, pelo Presidente, ou por, no mínimo, cinco por cento (5%) do eleitorado municipal.

EMENDA ARQUIVADA EM 11.06.12

"A Emenda a Lei Orgânica que alteraria de 11 para 17 o número de vereadores na Câmara Municipal de Muriaé fora arquivada nesta segunda-feira, dia 11 de junho (2012). Por 9X2 votos, a proposta foi derrubada e não voltará a plenário novamente. Desta forma, mesmo que os partidos preferissem que houvesse um maior número de vagas e a população preferisse manter as cadeiras existentes, se definiu que no município será 11 o número de parlamentares." FONTE: www.guiamuriae.com.br

Em entrevista à Revista ÉPOCA (04.03.13), o economista e cientista político americano Mark Mobius “diz que a lua de mel dos investidores globais com o Brasil chegou ao fim. Segundo Mobius, o que mais preocupa os estrangeiros hoje não é tanto o baixo crescimento do país, a alta carga tributária ou a intervenção estatal na economia. SÃO AS INCERTEZAS PROVOCADAS PELA CONSTANTE MUDANÇA NAS REGRAS DO JOGO PELO GOVERNO”. (grifo nosso)