7 de jan. de 2013

HOMILIA NA POSSE DO PREFEITO DE SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA (MG) - 2013


Reverendíssimos senhores Padres,

Exmo. Sr Prefeito e esposa, Vice-Prefeito e esposa, Exmo.  Senhores vereadores, Senhores secretários municipais, Prezados evangélicos, Querido Povo de Deus aqui presente.

Neste primeiro dia do novo ano muito nos alegramos nesta celebração de ação de graças e de pedido de bênçãos para este novo tempo que iniciamos. Aliás, a celebração do primeiro dia do ano é essencialmente uma celebração de pedido de bênçãos.


'Que Deus nos dê graça e sua bênção”. É assim que o salmo de hoje nos leva a invoca a benção divina neste primeiro dia de 2013.  Igualmente as leituras de hoje nos insere no contexto da bênção que não devemos pedir somente para nós mas para todo o povo.

Neste dia, Maria é proclamada a abençoada de Deus, desde a concepção de Jesus no seu ventre: “o espírito do Senhor virá sobre ti a sombra do Altíssimo te cobrira com sua sombra (Lc, 1,42). Maria é a grande abençoada pelo Espírito Santo, e , Jesus é a grande benção pela terra, na voz de Isabel como a grande abençoada de Deus. A abençoada Maria ajuda-nos a compreender o valor e o sentida da bênção divina na vida humana.

O grande entrave para receber a bênção de Deus é o coração fechado pelo pecado que nos fecha a Deus e impede que a graça do Senhor flua em nós e nos preencha. Como faz mal às almas o pecado, a descrença, a entrega às coisas do mundo, a uma vida mergulhada nos deleites dos sentidos e no vazio interior causa da ausência de Deus.

Vemos com tristeza o afastamento do homem de Deus. Os caminhos que conduzem ao mal são muitos. Podemos perder a graça de /deus facilmente se não buscarmos uma comunhão diuturna com o senhorio de Jesus.

Não há um remédio maior para o mundo do que a volta das pessoas a Deus. Querer construir uma sociedade e uma cultura sem Deus é nos armar para o suicídio coletivo da paz e da alegria que o Espírito Santo semeou em nós. A Ciência que desconsidera o amor de Deus se torna autoritária, despótica e empobrece o humano. A ação política sem deus presta um desserviço à consciência dos homens públicos e os conduz ao relativismo que se sustenta na mentira e na ambição, sem livre em conta o coletivo e a necessidade dos mais carentes.

Esquecer a benção de Deus e querer somente as coisas passageiras da vida, nada mais é do que facilitar a morte da pessoa humana no que ela possui de mais profundo: sua consciência. Uma cidade sem Deus mergulhará rapidamente o calabouço caótico do impero dos vícios, da desordem moral, do barulho, da voracidade do sexo, da mentira e da corrupção.

Um programa de vida para todos nós em 2013: invocar a Bênção divina, se r disponível para as coisas de Deus, relutar a todo custo contra o mal e contra o pecado para que sua Benção divina possa repousar em nós.

Hoje nosso município acolhe seu novo prefeito e seu vice, e os novos integrantes do legislativo municipal, nossos vereadores. Trata-se de um dia histórico, de grande significado para a coletividade municipal.

Os senhores que hoje assumem estes importantes cargos eletivos, para agir de forma delegada pelo povo que depositou nos senhores sua confiança, precisam ter presente a grave responsabilidade: dirigir o município e colaborar com o progresso de nossa gente de maneira honesta e pura.

Os prefeitos e os vereadores não podem se sentir donos do município, igualmente o padre não pode querer ser o dono da paróquia.

Muito se escuta sobre o descalabro de muitas administrações municipais por este Brasil afora. Tal realidade tem favorecido o conceito errado de política e impingido aos detentores do poder patente de corruptos e néscios. Muitos chegam a dizer com veemência que não existe mais administração honesta no Brasil. Nosso país se encontra classificado entre os mais corruptos do mundo.

Acredito que vale muito mais prevenir do que remediar. Gostaria de refletir com vocês nesta tarde sobre o vírus. Esta reflexão, prezado prefeito e vice, estimados vereadores, secretários e amado povo aqui presente é para nos prevenir contra o mal que pode nos matar moralmente e nos colocar na berlinda do escárnio.

Coube aos Cientistas Russos o portento da descoberta do vírus. De lá pra cá, sobretudo a partir do ano de 1935, quando a ciência começou a isolar cristais de vírus para estudos, as descobertas de medicamentos e vacinas para aplacar os ataques destes seres infinitamente minúsculos, causadores de graves prejuízos à vida dos humanos, dos demais animais e vegetais, vem se sofisticando cada vez mais. O bichinho é danado e tem uma habilidade de se transmutar para ludibriar os medicamentos.

Mas um vírus cruel e que tem contribuído para que muitas vidas sejam prejudicadas e nações inteiras afundadas no abismo social, tem um nome fácil de pronunciar: CORRUPÇÃO. Um vírus sorrateiro, discreto e de aparecias bem nobres, pois aparece sempre de terno e gravata, às vezes com capacidade para falar duas ou mais línguas e assim por diante. Além, é claro, de um discurso de justificativa para sua fome voraz. Esse bichinho que pode virar um elefante é muito convincente.

Interessante que o vírus da CORRUPÇÃO se alimenta dos cofres públicos, subtraindo o dinheiro que daria mais saúde às populações excluídas, mais escolaridade às nossas crianças e demais estudantes, mais vida e esperanças a tantas pessoas que necessitam de horizontes de realização.

O alimento da CORRUPÇÃO vem do bolso do contribuinte que consome e paga impostos, dos empresários que já andam extenuados com tantas taxas de impostos neste pais campeão não apenas no Vôlei e no Futebol, mas na cobrança de impostos que constituem uma imoralidade. Essa montanha de alimentos desperta fome no vírus.

Aí o vírus da CORRUPÇÃO começa a mordiscar o dinheiro público, abrindo verdadeiras sangrias que precisam ser estancadas com mais aumentos de impostos. Olha minha gente, esse vírus tem um estômago sem fundo, que nunca enche. Vocês podem acreditar, esse vírus não dorme e anda muito. Fica noite adentro fazendo planos para se alimentar dos recursos que se destinam à saúde, educação, assistência social, enfim, ao progresso social. Há! Ele adora andar de avião, visitar as salas de políticos e pessoas dos chamados escalões. Bom, não se iluda meu caro leitor, o vírus anda também nas salas de certos juízes, certos desembargadores e se os ministros do supremo não fecharem as portas...

É bom lembrar que o vírus da CORRUPÇÃO sabe comer muito e sabe também comer pouco. Enfim, nunca enjeita comida. Não é de se estranhar que ele come dinheiro de pequenos projetos de pontes, de mata burros, de pequenas obras, come dinheiro de funcionários públicos que ganham um enorme salário e devolve até 75% para o (a) político (a) que está padecendo da infecção do danadinho do vírus e não se contenta com o robusto salário que ganha.

        E o vírus da CORRUPÇÃO, por incrível que pareça, DEFECA e defeca em valores. O excremento do medonho pode ser notado no pagamento da universidade dos filhos das pessoas infectadas, nas casas lindas dos corruptos no litoral, nas andanças gratuitas a bordo de jatos dos propagadores do vírus, em apartamentos, contas fantasmas na Suíça e em outros paraísos fiscais, em fazendas, carros de luxo, vinhos caros e muitas outras mordomias. É muito excremento, bonito e colorido, às vezes esverdeados em dólares. Acreditem, o vômito do vírus não fede, pois usa o mais sofisticado perfume francês.

Você quer saber se já existe vacina. Sim, existe. Ela está dentro de você, na sua consciência. O primeiro a ser vacinado é você e eu, se já não estivermos infectados. Precisamos ser vacinados e bem vacinados, pois corrupção é como iniciação alcoólica, basta começar para não parar mais. Depois que se faz uma vez, para muitos é difícil parar. A vacina se chama: ilibação, honestidade, fidelidade, fé em Deus e consciência de onde passar a eternidade, ser contente com o que possui e não invejar o que é dos outros, enfim, chama-se ética. É pensar no outro e valorizar o que é de todos.

Afinal, quem pratica a CORRUPÇÃO pode ser feliz? Nem sempre, pois o “alheio chora o seu dono”. Mais cedo ou mais tarde tudo lhe será cobrado. O corrupto pode até ludibriar a justiça dos homens, mas não escapará da justiça de Javé, o Deus dos pobres que sempre “Ouve o clamor dos oprimidos”. O erro não compensa. A consciência ferida torna-se um peso na hora da morte, o grande momento síntese de tudo que livremente praticamos nesta vida, seja para o bem ou para o mal. Portanto, vale a pena ser honesto, justo e puro. A consciência limpa e tranquila é o Oasis de nossa felicidade.

Precisamos educar nossas crianças para a honestidade. O Brasil tem jeito. Nossa comunidade também. Basta que assumamos cada um sua responsabilidade. A honestidade se aprende em casa através da honestidade dos pais e da educação que dão aos filhos para que obedeçam as leis e sirvam à Pátria preservando nosso patrimônio comunitário, nossos biomas ecológicos e valorizando o ser humano.

Em muitos municípios do Brasil os prefeitos que estão deixando os cargos saíram pelas portas dos fundos para não tropeçarem nas suas irresponsabilidades amontoadas em lixo nas ruas, nos postos de saúde fechados, nas escolas em estado desastroso e nos pobres que choram seus proventos que foram desviados.

Estimados prefeito e vereadores, que vocês comecem a administração com um grande projeto de rejeição à corrupção e aos conchavos que beneficiam interesses particulares e espúrios. Que a Câmara e a Prefeitura sejam marcadas pela austeridade, não desperdiçando dinheiro com fins impróprios. Muitas câmaras terminam o mandato na mais triste realidade de impopularidade e descrédito por parte da população. Mas conheço algumas que ao final de cada ano economiza o suficiente para devolver ao município uma ambulância nova ou mesmo a reforma de algum prédio educacional ou destinada ao bem social. São poucos, mas excelentes exemplos. Aqui em São Francisco do Glória vocês terão a oportunidade de fazer a política certa e justa e mostra para o povo que nem todos os políticos são desonestos e ineficazes. Vocês são capazes de fazer diferente e fazer a diferença.

A palavra de ordem é ECONOMIZAR. E economizar energia, água, combustível, papéis, viagens desnecessárias à Capital do Estado. Quando o prefeito consegue fazer um caixa de reserva ele encontra a chave da excelência administrativa, pois passará a compra a vista e com desconto; o povo sai ganhando, pois sobra dinheiro para o social. Qualquer empresa, qualquer família que na controla suas economias e começa a comprar fiado e a esbanjar, o fim é a quebradeira. A mesma lógica pode ser aplica às Câmaras e Prefeituras. É preciso ter controle e saber economizar. Isso é dever de todo administrador. Sejam transparentes e não tenham medo da verdade, mas fujam da mentira e da obscuridade.

A missão do vereador não é ser um paternalista que faz o serviço que não é seu, dando as coisas para as pessoas, fazendo favores já com os olhos fixos na reeleição, enquanto sua função de fiscalizar as obras e finanças do município e apresentar projetos que beneficiem o povo fica a desejar. É uma indelicadeza e injustiça o vereador que tenta tirar proveito do prefeito através de pedido de propina. O prefeito nunca deve dar dinheiro para o vereador aprovar projetos ou para não mexer neste ou naquele projeto. Que isto não exista entre vocês. As negociatas nesse nível ferem a ética e o bom senso administrativo.

Peço ao povo que ajude o Zezinho e a Câmara de vereadores participando ativamente dos conselhos sociais do município, acompanhando o trabalho dos vereadores na câmara. Procurem evitar a todo custo querer tirar proveito próprio das coisas públicas, que tudo que reivindicarmos seja para o bem comunitário e não para nossos interesses pessoais.

Desejo ao prefeito e aos vereadores uma feliz e abençoada administração. Gostaria de estar para a missa de ação de graças pelo bom andamento da administração no final dos quatro anos de mandato. Até hoje apenas um prefeito me pediu isso e, naquela missa, estavam apenas três vereadores e uma vereadora, pois os demais não tiveram coragem de comparecer. Os outros cinco haviam manchado suas vestes e maculado suas consciências na pratica da desonestidade. Confiem em Deus, sejam prudentes e honestos, valorizem a pessoa humana, amem nossa cidade e Deus fará próspero o caminho de todos nós. Sejam felizes, honrados e amigos de nosso povo. Feliz ano novo e feliz administração. Deus os abençoe e guarde. Amém!

Padre José de Fátima.

FONTE: http://chiconauta.blogspot.com.br/2013/01/homilia-pelo-padre-jose-de-fatima-na.html